Comissão Própria de avaliação - cpa
O que é?
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e, também, da sociedade civil organizada tendo como principias objetivos: promover a melhoria dos resultados através das indicações dos relatórios da autoavaliação; promover a qualidade educativa através da avaliação institucional; fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias educativas; sistematizar as experiências decorrentes da autoavaliação, aplicando a competência institucional para desenvolver a meta-avaliação; desenvolver o autoconhecimento institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas atividades e da eficiência de seu funcionamento; articular a participação dos integrantes da comunidade acadêmica e dos segmentos da sociedade civil organizada.
A mesma faz parte da efetiva implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES e deve estar de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, documento institucional que determina a missão e os objetivos da IES.
A autoavaliação na FEMAF, representa um processo sistemático, com caráter diagnóstico e formativo de autoconhecimento, estabelecendo condições que permitem a análise, revisão e a redirecionamento de prioridades que são estabelecidas no Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI.
A avaliação interna constitui o instrumental necessário para que a FEMAF mantenha alinhado os seus objetivos relacionados ao Ensino, a Extensão e a Pesquisa com as atividades que acontecem no cotidiano acadêmico.
As atividades desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, com vistas à autoavaliação, contam com o incentivo e comprometimento da Direção e buscam o envolvimento de todos os que compõem a comunidade acadêmica e que podem contribuir e beneficiar-se com a sua atuação: discentes, docentes e técnico-administrativos.
Autoavaliação Institucional
A autoavaliação institucional é um processo que tem por finalidade melhorar a qualidade, e elevar a eficácia institucional, sendo assim é imprescindível implementar a cultura de avaliação, não apenas por questões legais, mas por uma questão ética, de prestação de contas à sociedade e os relatórios produzidos pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) são referência de planejamento para os supervisores e gestores da instituição, e ao mesmo tempo um documento orientador para o acompanhamento e a avaliação dos projetos institucionais.