Registre-se em nosso site e não perca nossas novidades

Contato

(99) 98136-3638

© Virtualize 2019 | Todos os direitos reservados

CIÊNCIAS CONTÁBÉIS

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

INVESTIMENTO MENSAL

R$ 395,00

NOTA NO MEC

4

Curso

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, modalidade EaD, proposto pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF está condizente com a realidade socioeconômica do Estado do Maranhão, que possui uma população de, aproximadamente, 6.574.789 habitantes (Censo IBGE, 2.010). A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF insere-se na realidade desse Estado que é o segundo maior Estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior Estado do Brasil em área territorial, sendo detentor de 331.983.293 km².

 

O Estado é composto por 217 municípios, distribuídos em cinco Mesorregiões e vinte e uma Microrregiões. As Mesorregiões foram determinadas, principalmente, em razão de suas semelhanças econômicas, sociais e políticas, enquanto as Microrregiões foram estabelecidas levando em conta a estrutura produtiva de cada comunidade econômica. O Maranhão, além das tradicionais atividades de agricultura, extrativismo e pecuária tem destaque por sua indústria de transformação de alumínio e por ser sede do Porto de Itaqui, em sua Capital, São Luís. Neste contexto é que a FEMAF instalou-se na cidade de Pedreiras, que está situada na microrregião do Médio Mearim, pertencente à mesorregião Centro Maranhense. Essa microrregião envolve, além de Pedreiras, os municípios de Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Trizidela do Vale.

 

A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF é a concretização de um projeto educacional de um grupo de educadores e empresários maranhenses, que possui uma expressiva experiência profissional e educacional na área da educação. Com a implantação da Faculdade acreditam que darão continuidade ao processo de desenvolvimento educacional do Maranhão e Estados vizinhos. Diante deste contexto, tem-se, também, a notória relevância do curso de Ciências Contábeis no Brasil, especialmente quando verifica-se o número de matrículas na modalidade EAD.

 

Deste modo, por compreender a importância deste Curso para a formação de profissionais com visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, a FEMAF definiu em seu PDI vigente pela oferta do Curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância. Compreende-se que no atual contexto político, social, de mercado e de desenvolvimento no Brasil e no mundo, a Ciência Contábil  é conhecimento imprescindível para o funcionamento das organizações, conferindo a si a característica de ser uma ciência que atende a diversos usuários: o governo demanda informação sobre a agregação de riqueza à economia e a capacidade de pagamento de impostos; os investidores buscam o negócio que maximize o seu patrimônio; os credores querem conhecer o nível de endividamento e a probabilidade de pagamento das dívidas; os sindicatos preocupam-se com a capacidade de pagamento dos salários; os gerentes precisam subsidiar seu processo decisório com informações e avaliar seus desempenhos, para um retorno de curto prazo via participações nos lucros, ou de médio e longo prazos, via manutenção de seus empregos; os ambientalistas exigem conhecer a contribuição para o meio ambiente; no nível local, as prefeituras, desejam conhecer a contribuição social e de impostos das organizações, o empreendedor necessita de amparo para iniciar e crescer seu negócio, dentre outros.  O cenário atual indica cada vez mais o caminho da legalidade e do respeito às instituições.

 

Nesse contexto, o profissional em Ciências Contábeis tem por função primordial converter uma base de dados ampla, complexa e desestruturada, num sistema de informação simples e funcional para as organizações de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos. Portanto, este profissional deve ser capacitado para planejar, organizar, supervisionar, assessorar, analisar, interpretar e revisar dados de natureza monetária formatados pela contabilidade, exercendo suas atividades com competência, postura profissional e ética, além de atender aos interesses sociais da comunidade em que estiver inserido.

 

O curso de Ciências Contábeis, modalidade EaD, da FEMAF estará voltado exclusivamente para as necessidades do mercado, mas, também, deverá considerar a sociedade e todos os usuários das informações contábeis envolvidos. Pretende-se que o curso seja capaz de formar um cidadão apto a exercer a profissão em suas mais variadas formas, principalmente com a capacidade de empreender, preenchendo, deste modo, lacunas ainda existentes no mercado profissional do estado do Maranhão.

Campos de Atuação

  • Em breve...

Mercado de Trabalho

Em breve...

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram