Registre-se em nosso site e não perca nossas novidades

Contato

(99) 98136-3638

© Virtualize 2019 | Todos os direitos reservados

SERVIÇO

SOCIAL

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

INVESTIMENTO MENSAL

R$ 385,00

NOTA NO MEC

4

Curso

O curso de Bacharelado em Serviço Social, modalidade EaD, proposto pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF está condizente com a realidade socioeconômica do Estado do Maranhão, que possui uma população de, aproximadamente, 6.574.789 habitantes (Censo IBGE, 2.010). A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF insere-se na realidade desse Estado que é o segundo maior Estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior Estado do Brasil em área territorial, sendo detentor de 331.983.293 km².

 

O Estado é composto por 217 municípios, distribuídos em cinco Mesorregiões e vinte e uma Microrregiões. As Mesorregiões foram determinadas, principalmente, em razão de suas semelhanças econômicas, sociais e políticas, enquanto as Microrregiões foram estabelecidas levando em conta a estrutura produtiva de cada comunidade econômica. O Maranhão, além das tradicionais atividades de agricultura, extrativismo e pecuária tem destaque por sua indústria de transformação de alumínio e por ser sede do Porto de Itaqui, em sua Capital, São Luís. Neste contexto é que a FEMAF instalou-se na cidade de Pedreiras, que está situada na microrregião do Médio Mearim, pertencente à mesorregião Centro Maranhense. Essa microrregião envolve, além de Pedreiras, os municípios de Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Trizidela do Vale.

 

A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF é a concretização de um projeto educacional de um grupo de educadores e empresários maranhenses, que possui uma expressiva experiência profissional e educacional na área da educação. Com a implantação da Faculdade acreditam que darão continuidade ao processo de desenvolvimento educacional do Maranhão e Estados vizinhos. O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Serviço Social, modalidade EaD, da FEMAF é resultado de um cuidadoso estudo que visa a formação de Assistentes Sociais que estejam preparados para o enfrentamento da Questão Social, formulando e implementando propostas com capacidade de promover o exercício da cidadania e garantia dos Direitos Sociais.

Sua elaboração foi desenvolvida por meio de discussões conduzidas a partir de três argumentos que, embora de natureza diferente, se complementam:

 

1) a formação do Assistente Social e as novas concepções de formação deste profissional;

 

2) o cumprimento dos dispositivos legais que respaldam e sistematizam em forma de diretrizes esses ideais; e

 

3) a capacidade da instituição, representada por sua organização institucional e infraestrutura física, tecnológica e acadêmica para desenvolver, com êxito, esta proposta.

 

Em conformidade com todas as orientações conceituais e legais, o Curso de Bacharelado em Serviço Social, modalidade EaD, da Faculdade de Educação Memorial Adelaide FrancoFEMAF, assume adotar a concepção teórico-metodológica de formação de assistentes sociais levando em consideração as questões sociais emergentes. A preocupação dos docentes e pesquisadores que atuarão na formação de assistentes sociais da FEMAF é assegurar uma nova modalidade de formação, com enfoque inter e multidisciplinar. Busca-se privilegiar a postura investigativa como pressuposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social. Este conteúdo da formação profissional estará diretamente vinculado à realidade social e às mediações que perpassam o exercício profissional. Tais mediações exigem não só a postura investigativa, mas o estreito vínculo com os modos de pensar/agir dos profissionais.

 

A FEMAF pretende contribuir para a formação de profissionais para a atuação na esfera pública e privada, e órgãos não-governamentais, nas diversas áreas de atuação do assistente social, pautada na visão crítica, reflexiva, ética e construtiva da realidade, com competência, autonomia e habilidade de forma a promover o exercício da cidadania e garantia dos Direito Sociais. Deste modo, o curso de Bacharelado em Serviço Social, modalidade EaD, proposto pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF tem como objetivo formar assistentes sociais com competência profissional teórico- metodológica, técnico-operativa e ético-política, capazes de compreender o significado do papel social da Profissão de Serviço Social e atuar com postura ética, crítica, investigativa e propositiva, cuja práxis profissional propicie o enfrentamento das manifestações da Questão Social.

Campos de Atuação

  • Em breve...

Mercado de Trabalho

Em breve...

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram