seg., 21 de dez. | Evento on-line

I Simpósio Virtual de Direito: Educação Jurídica 4.0 e Empreendedorismo Jurídico

Evento Gratuito e On-Line. A transmissão acontecerá, ao vivo, via videoconferência. Os participantes irão receber em seus e-mails como acessar as palestras que acontecerão ao vivo.
Os ingressos não estão à venda
I Simpósio Virtual de Direito: Educação Jurídica 4.0 e Empreendedorismo Jurídico

Horário e local

21 de dez. de 2020 18:30
Evento on-line

Sobre o evento

Evento de integração entre a comunidade acadêmica, profissionais do Direito, egressos do ensino médio e população da região do Médio Mearim.

Com o advento da Educação Jurídica 4.0 o empreendedorismo jurídico deixou de ser uma temática somente do mercado profissional e passou a fazer parte da formação do bacharelando em Direito.

A Educação Jurídica, aliada às novas tecnologias e com o fomento da prática da gestão empreendedora, desde os bancos da academia, é a realidade que se apresenta para o sucesso profissional.

  • Certificado: 5 horas
  • Local: Plataforma Google Meet (com transmissão nas redes sociais da FEMAF)
  • Inscrição: site da FEMAF
  • Valor: Gratuito
  • Organização: FEMAF
  • Apoio: OAB, Subseção de Pedreiras – AMAd – AMLJ – Escola de Advogados - ABRADE

PROGRAMAÇÃO:

  • 18h30min – Palestra de Abertura com o Presidente da OAB/MA, Dr. Thiago Diaz
  • 19h – Primeiro grupo de discussão: Dr. Antônio Gaspar (Diretor-geral da ESA/MA) e Dr. João Batista Ericeira – Conselheiro Federal – Diretor da AMAd (Associação Maranhense de Advogados) – Mediação: Prof. Cláudio Santos (Coord. do Curso de Direito da FEMAF e Vice-presidente do Conselho Diretor Nacional da ABRADE)
  • 20h30min – Segundo grupo de discussão: Dr. Júlio Moreira Gomes Filho (Presidente da AMLJ – Academia Maranhense de Letras Jurídicas) e Dr. Jefferson Sobral (Co-fundador da Escola de Advogados) – Mediação de Dra. Camila Borges (Profa. do Curso de Direito da FEMAF)
  • 22h30min – Encerramento

PALESTRANTES E MEDIADORES:

Antônio Moraes Rêgo Gaspar

Advogado com experiência nas áreas de Direito Tributário, Direito Financeiro e Direito Processual Civil. Diretor-geral da ESA/MA (Escola Superior da Advocacia no Maranhão). Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA (2005) e especialista em Direito Civil e Processual Civil pela mesma instituição (2007). Especialista em Direito Tributário pela FGV/RJ (2009). Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012). Participou do Grupo de Estudos de Filosofia do Direito, promovido pelo IBET, sob a coordenação do Prof. Paulo de Barros Carvalho (2009-2010). Atuou como assistente no curso de especialização em Direito Tributário da PUC/SP (2009-2010). Professor Universitário.

João Batista Ericeira

Advogado. Professor Universitário. Jurista. Mestre em Direito e Estado pela UNB. Conselheiro Federal da OAB. Sócio do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”. Membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ex-Presidente e Membro do Conselho Fiscal da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, ex-Vice-Diretor-geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Presidente da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Ex-Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd, ex-Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão(ESA/OAB). Foi membro do Conselho Consultivo e Secretário-Geral da Escola Nacional de Advocacia, do Conselho Federal da OAB, Vice-Presidente do Conselho Editorial e da Comissão de Defesa da República e da Democracia, da OAB-MA, Presidente da seccional maranhense do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, Diretor da Revista da ENA, foi membro do Conselho Estadual de Trânsito e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Maranhão. Professor “Honoris Causa” do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, integrando o seu Núcleo de Assessoramento Estratégico. Atualmente é Presidente da Comissão de Direito e Literatura do Conselho Federal da OAB e Vice-Presidente da Comissão Especial de Educação.

Antônio Cláudio dos Santos Júnior

Advogado, Professor Universitário e Comunicador. Tem experiências jurídicas profissionais há mais de 20 (vinte) anos. Procurador Jurídico Concursado da Câmara de João Lisboa/MA. Vice-presidente do Conselho Diretor Nacional da ABRADE e Diretor-presidente da Seccional da ABRADE no MA (Associação Brasileira de Direito Educacional). Membro da Comissão Estadual de Defesa da Educação da OAB/MA e Presidente da Comissão com o mesmo nome na Subseção de Imperatriz/MA. Palestrante Nacional e Consultor de Direito Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Comunicação e Reportagem. Especialista em Gestão Pública Municipal. Mestrando em Educação.

Júlio Moreira Gomes Filho

Advogado. Especialista (MBA) em Direito Civil e Processual Civil pela FGV. Conselheiro Seccional Suplente da OAB/MA. Sócio do escritório Moreira Gomes & Vilas Boas Advogados Associados. Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ). Presidente reeleito do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão. Membro fundador do Instituto Maranhense de Direito Comparado – IMDIC. Ex membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA e da Comissão de Advocacia Eleitoral da OAB/MA. Exerceu o cargo de assessor jurídico, e posteriormente secretário parlamentar, nas esferas estadual e federal.

Antônio Jefferson Sousa Sobral

Advogado. Co-fundador da Escola de Advogados. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal (FDUC).

Camila Borges da Silva Ferreira

Advogada. Professora da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Especialista em Direito Processual Civil. Pós-Graduanda em Direito e Processo Previdenciário.