ADMINISTRAÇÃO

Bacharelado

DURAÇÃO

8 semestres

INVESTIMENTO MENSAL

R$ 385,00

NOTA NO MEC

4

Curso

O curso de Bacharelado em Administração, modalidade EaD, proposto pela Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF está condizente com a realidade socioeconômica do Estado do Maranhão, que possui uma população de, aproximadamente, 6.574.789 habitantes (Censo IBGE, 2.010). A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF insere-se na realidade desse Estado que é o segundo maior Estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior Estado do Brasil em área territorial, sendo detentor de 331.983.293 km².

 

O Estado é composto por 217 municípios, distribuídos em cinco Mesorregiões e vinte e uma Microrregiões. As Mesorregiões foram determinadas, principalmente, em razão de suas semelhanças econômicas, sociais e políticas, enquanto as Microrregiões foram estabelecidas levando em conta a estrutura produtiva de cada comunidade econômica. O Maranhão, além das tradicionais atividades de agricultura, extrativismo e pecuária tem destaque por sua indústria de transformação de alumínio e por ser sede do Porto de Itaqui, em sua Capital, São Luís. Neste contexto é que a FEMAF instalou-se na cidade de Pedreiras, que está situada na microrregião do Médio Mearim, pertencente à mesorregião Centro Maranhense. Essa microrregião envolve, além de Pedreiras, os municípios de Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Trizidela do Vale.

 

A Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF é a concretização de um projeto educacional de um grupo de educadores e empresários maranhenses, que possui uma expressiva experiência profissional e educacional na área da educação. Com a implantação da Faculdade acreditam que darão continuidade ao processo de desenvolvimento educacional do Maranhão e Estados vizinhos. Diante deste contexto, tem-se, também, a notória relevância do curso de Administração no Brasil, especialmente quando verifica-se o número de matrículas na modalidade EAD. Deste modo, por compreender a importância deste Curso para a formação de profissionais com visão sistêmica e interdisciplinar, a FEMAF definiu em seu PDI vigente pela oferta do Curso de Administração na modalidade a distância.

 

O Curso de Administração busca a construção de uma base técnico-científica que permita aos alunos desenvolverem um processo de autoquestionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar por si mesmos às necessidades e requerimentos das organizações do mundo moderno. O curso de Administração da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF, na modalidade EAD, incentivará: o desenvolvimento da capacidade de liderança e de empreendedorismo, na operação de negócios próprios ou de terceiros; o desenvolvimento da capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal; a utilização do pensamento estratégico, propondo as intervenções corretivas necessárias ao processo administrativo e comercial, exercendo a tomada de decisão em seus diferentes níveis de complexidade; o raciocínio lógico, crítico e analítico, embasado em métodos quantitativos, para a formulação dos problemas e proposição de soluções; a postura criativa, responsável, aberta à inovação e capacidade de inovar; o exercício profissional em princípios éticos e de responsabilidade socioambiental.

Campos de Atuação

  • administrador de organizações prestadoras de serviços micro, pequenas, médias e grandes corporações;

  • administrador de estudos e formação de políticas e estratégias organizacionais;

  • elaborador de modelos de reestruturação e gestão organizacional;

  • realizador de análises administrativas e de estruturação de sistemas organizacionais; - administrador de recursos humanos, compreendendo a elaboração de planos de cargos e salários, recrutamento, seleção e treinamento, avaliação de desempenho e, utilização da força de trabalho

  • responsável pela organização e administração de sistemas de compras e suprimento de materiais;

  • responsável pela estruturação e administração de sistemas de administração financeira e orçamentária, abrangendo a programação de receitas e despesas, o acompanhamento e o controle de custos;

  • administração da produção e,

  • a administração mercadológica.

Mercado de Trabalho

A criação do Curso de Administração da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF, na modalidade EAD, decorre do compromisso desta Instituição de contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade brasileira, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa. Justifica-se, também, pela crescente demanda do mercado de trabalho, na região e em todo o país. O número de empresas de todos os ramos de negócios cresce em alta escala. A região possui um enorme contingente de pessoas que lutam para implantar e desenvolver pequenos negócios formais e/ou informais, aos quais a Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco-FEMAF poderá oferecer apoio e orientação por meio da sua empresa júnior e de outras atividades de extensão do curso de Administração.

 

No campo do trabalho assalariado a tendência é de crescimento, tanto no setor público quanto no privado. No setor público, a modernização dos serviços, motivada pela elevação das aspirações e das demandas da população, deve constituir-se no principal motor desse crescimento. No setor privado, o crescimento do mercado e a busca da eficiência, ativada pela concorrência crescente, está levando as empresas ao recrutamento de profissionais qualificados para cargos gerenciais. Some-se a isso a amplitude do campo de atuação do administrador.

Registre-se em nosso site e não perca nossas novidades

Contato

(99) 98136-3638

© Virtualize 2019 | Todos os direitos reservados

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram