top of page
Buscar
  • FEMAF

Primeira turma de Direito da FEMAF realiza Aula Inaugural, on-line com Palestrante Internacional.

Atualizado: 1 de out. de 2020

“Educação 4.0 e os Curso de Direito”. Com este tema atual, iniciou-se, em 14/09/2020, o Curso de Direito da FEMAF, com a Aula Magna ministrada pelo Dr. Cássius Guimarães Chai (Professor Associado UFMA/PPGDIR, Promotor de Justiça MPMA orcid/cassiuschai).


Em sua preleção, Dr. Chai introduziu, com maestria, os acadêmicos de Direito da FEMAF na Ciência do Direito, evidenciando o papel desta em organizar o conhecimento neste contexto excepcional de crise pandêmica (de saúde, econômica e política).


Na ocasião, Dr. Chai expôs três contextos a serem observados: distanciamento social (gerado pela crise global, pandemia); ação de repensar atitudes do cotidiano para termos uma nova postura diante da vida com esperança e cuidados; e o distanciamento, acelerando o uso da tecnologia (instrumentos, ferramentas).


Em uma visão panorâmica, Dr. Chai propôs três aspectos para discussão: a) Revolução 4.0 e seus pilares (Revoluções Industriais, com Rupturas também na Educação) e Evolução; b) O Papel e Funções Sociais do Direito; c) Desafios/Reflexões do Século XXI em momento de crise.


O palestrante versou ainda sobre as competências necessárias para o exercício da Educação 4.0 nos cursos de Direito nesse estado de incertezas. Falou sobre aspectos cognitivos e metacognitivos no processo educativo 4.0, além das competências no campo individual e no coletivo; competências cognitivas, emocionais e como conciliar o conhecimento e a emoção com o desejo de sustentabilidade para a existência das próximas gerações.


Dr. Chai “finalizou” asseverando que fazer Ciência do Direito é um compromisso com a alteridade. E que o papel do Direito é domesticar todas as formas de violência em sociedade.


Com isso, o Curso de Direito da FEMAF protagoniza um marco educacional ímpar, um divisor de águas entre o modo conservador de “ensinar” e a Educação capaz de transformar realidades.


Entre no site femaf.com.br e inscreva-se no processo seletivo para 2020.2 (vestibular agendado). Direito é na FEMAF!


44 visualizações0 comentário
bottom of page